DW! Manaus: Design da Amazônia em foco na Ornare
Na vibrante cena amazonense, Ornare promove belíssima exposição no showroom de Manaus, marcando o encontro de quatro grandes nomes do design local, abrangendo as áreas de moda, acessórios e objetos.
Na semana de design em Manaus, Ornare reuniu artistas e empreendedores destacados no cenário amazonense em uma mostra conceitual realizada no ambiente exclusivo do showroom. O evento celebrou quatro notáveis expoentes do design regional, abrangendo áreas diversas como moda, acessórios e objetos utilitários. A iniciativa contribuiu para a programação da cidade, fomentando diálogos, referências, networking e conteúdos relevantes, tanto local quanto globalmente, refletindo o compromisso da marca em impulsionar a cultura do design na região.
A curadoria cuidadosa estabeleceu o elo entre os conceitos compartilhados pela marca e os criativos Eben Santana, Filettoh Baré, Rita Prossi e Siodubi Piratapuya, evidenciando sofisticação, inovação, ancestralidade, pesquisa e sustentabilidade.
“Tive todo o cuidado na seleção de cada profissional e das peças, para que elas e os espaços conversem da forma mais harmoniosa possível, valorizando as marcas locais com uma visão de design global”, afirma Márcio Sobiesiak, diretor da Ornare Manaus.
Os artistas convidados exibiram peças exclusivas durante a semana de design. Suas criações inovadoras desenvolvidas com mão de obra local integraram uma vasta cadeia produtiva que conectou elementos culturais, refletindo a autenticidade da região.
Aimi Amazônia
A autenticidade amazônica define a obra de Eben Santana, designer de moda amazonense, que concebeu sua marca após refletir profundamente sobre a importância de valorizar suas raízes. Eben incorpora uma marcante influência do design clássico em seu trabalho, utilizando matérias-primas da floresta, como folhas e sementes, para enriquecer suas peças com elementos autênticos. Como resultado, o designer produz delicadas obras de arte na forma de bolsas e acessórios, representando interações únicas e emocionais.
Filettoh Baré
Nascido em São Gabriel da Cachoeira (AM), pertencente a Comunidade Areal da etnia Baré, criado por mãe de etnia Curipaco, Filettoh Baré se destaca pela produção manual a partir da técnica que aprendeu com sua família. Como matéria-prima, o artista utiliza a arumã, uma espécie de cana de colmo liso e reto que permite criar superfícies planas e flexíveis coloridas a partir de urucum e comati, resultando em luminárias, balaios, tapetes, jarros e chapéus, produzidas em conjunto com sua comunidade. Especializado em cestarias indígenas, o artista traz a resistência e a ancestralidade em suas peças, que já alcançaram até mesmo as passarelas da São Paulo Fashion Week.
Rita Prossi
Pioneira na utilização da natureza amazônica na criação de joias, Rita Prossi destaca-se por suas criações inovadoras que combinam tradição e modernidade. As peças apresentam design de alta qualidade que cativa pela beleza e emoção, por meio de uma produção ecologicamente correta que valoriza a mão de obra local. Reconhecidas mundialmente, as joias de Rita Prossi encapsulam a essência da amada terra amazônica, resultado de uma abordagem influenciada pela fauna, flora, cultura e lendas amazônicas.
Siodubi Piratapuya
Leveza e fluidez entram em contraste com a força da história que carrega as peças de Siodubi Piratapuya, fundada por Sioduhi, do povo Piratapuya do Alto Rio Negro, no Amazonas. Em suas criações, Siodubi expressa o orgulho da origem indígena e a resistência das populações amazônidas. Esta energia circula e abraça indígenas e não-indigenas que compartilham esse espaço comum. A marca utiliza a técnica de tingimento natural com casca de mandioca. Além de sustentável, as peças preservam e impulsionam a cultura indígena, e contribuem para a perpetuação das técnicas e tecnologias produzidas pelos povos ancestrais.