Autenticidade: criando experiências
O Impacto das Iniciativas da Ornare que celebram o design, inovação e a conexão.
O elo entre design, arte e cultura se destaca na Ornare pela capacidade de inovar e provocar novas formas de expressão. Ao longo da trajetória, oferece experiências imersivas por meio de projetos, eventos e mostras.
O projeto “Art All Around” transforma os showrooms em galerias dinâmicas, onde a diversidade das obras se adiciona sofisticação aos espaços. Sucesso em São Paulo e Milão, o projeto está se expandindo para outras cidades ao redor do mundo, incluindo as regiões dos Estados Unidos, Europa e Emirados Árabes. Em São Paulo, a flagship store é o cenário de exposições de grandes nomes da arte contemporânea, com curadoria de Marina Conde, os artistas expoem suas obras em um ambiente para um diálogo entre design e arte. Em Milão, o showroom localizado no Quadrilatero della Moda se transformou em um espaço de celebração da arte, com seleção de obras internacionais dirigidas ao público europeu.
Além das exposições, eventos exclusivos estreitam laços com arquitetos, designers, imprensa e outros stakeholders, reforçando o posicionamento global. No Brasil, a Factory Tour permitiu aos convidados conhecer a produção das icônicas coleções, uma experiência imersiva sobre a estrutura e processos fabris. Como parte da estratégia para unir arte e design, a marca também promove visitas guiadas em galerias de arte e realiza encontros periódicos com jornalistas, com o objetivo de compartilhar inovações, apresentar as novidades e discutir a visão para futuros projetos. Além disso, promoveu discussões impactantes sobre o empoderamento feminino, com o grupo Mulheres Positivas, que visa fortalecer o protagonismo feminino no mundo corporativo. Durante a Design Week de São Paulo e Balneário Camboriú, uma programação envolvente, repleta de palestras que reuniram profissionais do setor para explorar as interações entre design, arte e empreendedorismo. Outros eventos de destaque, como ArtRio 2024, a exclusiva edição do Top 100 em Angra dos Reis e o lançamento da coleção Timeless em Brasília, com a revitalização do showroom, marcaram a trajetória de sucesso ao longo do ano.
O novos showrooms e participações em eventos internacionais têm levado o design brasileiro aos mercados mais renomados do mundo. A inauguração da flagship store em Milão, durante a Semana de Design, foi celebrada em vários momentos com a presença de grandes nomes do setor criativo e da imprensa internacional. Durante a Fashion Week na metrópole italiana, Ornare apresentou, no showroom, uma fusão impecável de design e moda e celebrou as tendências artísticas mais atuais, com a participação de grandes nomes da moda. Nos Estados Unidos, a inauguração do showroom em New Jersey também foi comemorada com convidados conheceram o novo espaço. Em Nova York, a marca participou da 6ª edição do Wine & Design que uniu a apreciação do vinho ao design de interiores.
Participação em grandes mostras, como a CASACOR com conceitos de ancestralidade e o legado do presente, alinhado ao tema “De Presente, o Agora”. Em São Paulo, as coleções foram apresentadas em ambientes assinados por profissionais como AD|VP Arquitetura (Estúdio Refúgio de Memórias), Barbara Dundes (Casa TAO), Cacau Ribeiro (Nosso Próprio Tempo), David Bastos (O Living), Laura Rocha (Living Piano) e Rafa Zampini (Bar ADORADO). No Rio de Janeiro, as criações foram apreciadas em espaços projetados pelos arquitetos Rodrigo Barbosa, Izabela Lessa e Fernanda Zanetta. Na Mostra Artefacto, o tema “Meu Lugar” destacou a interação entre arquitetos, designers de interiores e seus homenageados, com a participação de nomes como Erika Queiroz, Genese Ramos e Patricia Penna, na edição Haddock Lobo. Já no D&D Shopping, as coleções foram expostas em projetos de Bruna Mokfa, Débora Valente, Gabi Angonese, Hayasaki Arquitetura e Luciana Almeida. Em Nova York, Ornare marcou presença na 35ª edição da International Contemporary Furniture Fair (ICFF) com um estande exclusivo, exibindo a sofisticada Timeless Collection, composta por peças como o Timeless Closet, Timeless Beauty, Timeless Island e Timeless Rack. Em Miami, na Westedge Fair 2024, a marca encantou novamente com a apresentação das linhas Timeless Island e Bubble Puff, além do closet Ikigai e Little Luxury.