Retrospectiva 2023 em uma narrativa inspiradora
Ao longo dos últimos doze meses, a jornada da Ornare foi permeada por inovações e conquistas, tecendo uma trajetória dinâmica, que vai desde o refinamento de suas coleções até a expansão estratégica em novos mercados.
Ao lançar um olhar retrospectivo sobre o ano de 2023, Ornare celebra os momentos significativos que impulsionam a empresa na direção do futuro em diferentes esferas:
EVENTOS EXCLUSIVOS & EXPERIÊCIAS MEMORÁVEIS
O último ano foi repleto de eventos significativos, onde a presença da Ornare se destacou em diversas mostras de design e arquitetura, assim como em encontros mais intimistas nos showrooms da marca ao redor do Brasil e do mundo. Participamos ativamente, compartilhando as novidades e proporcionando experiências únicas, que inspiraram e fortaleceram o relacionamento com o público.
Na DW! Semana de Design em São Paulo, organizamos um circuito de palestras inovadoras sobre design, explorando o tema “Um olhar sobre o Design: Caminhos e Perspectivas – do sensorial ao digital”. Durante a ExpoRevestir, arquitetos de vários estados brasileiros e jornalistas internacionais — convidados pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (ABIMÓVEL) — visitaram a fábrica antes de seguir para a feira. Ornare marcou presença na CasaCor 2023 com o tema Corpo & Morada em 5 cidades, apresentando 18 ambientes projetados por renomados arquitetos, desde o premiado ‘Loft Solitude’ em São Paulo até o acolhedor ‘Refúgio Urbano’ em Cuiabá. Sob o tema “Felicidade”, apoiamos a Mostra Artefacto com 6 espaços de grandes profissionais.
Em São Paulo, abrimos espaço no showroom para o “ONE Organizer Journey”, oferecendo uma experiência VIP com imersão no cotidiano de organizadores atuantes no mercado de luxo. Realizamos também um talk com Casa e Jardim, mediado pela diretora Thaís Lauton, reunindo arquitetas renomadas para discutir tendências e a presença feminina na arquitetura. Celebramos a excelência do design, homenageando os finalistas do Prêmio Casa e Jardim 2023 na flagship.
Destacamos experiências únicas, como a visita guiada ao universo encantado de Nina Pandolfo com a Exposição ‘Suplementos’ na Zipper Galeria, o ‘skin bar’ no showroom de Curitiba em parceria com a Sisley Paris e encontros especiais em Maceió, Rio de Janeiro, como o preview exclusivo do ArtRio 2023 na Galeria Carpintaria e Ribeirão Preto com diversos eventos, como a inauguração do showroom no Edifício Le Monde e tantos outros que aconteceram durante a CasaCor, incluindo talks incríveis com a psicanalista Carol Tilkian, levando conteúdos relevantes carregados de emoção.
Demonstramos nosso compromisso social com ações como vitrines especiais para o Dia das Crianças nos showrooms de São Paulo, apoiando a ONG Decor Social. Além disso, como patrocinadores da Top 100 da Revista Kaza, participamos da 16ª edição em um evento especial em Foz do Iguaçu, reconhecendo os profissionais mais influentes da arquitetura e design de interiores em todo o Brasil. O patrocínio de eventos como a DW! Manaus e a Semana Design Campinas, reforçaram a contribuição para o diálogo cultural e o compromisso com a sustentabilidade, evidenciado no enriquecedor Talk “Design e Sustentabilidade”.
Participamos do Salone del Mobile em Milão pela quarta vez e na última edição, apresentamos a nova coleção Timeless. Com uma vista espetacular de Milão, Ornare reuniu no The Roof Milano mais de 400 grandes nomes da arquitetura, design, influenciadores e imprensa internacional para a grande festa de lançamento da Timeless Collection.
Das Américas aos Emirados Árabes, Ornare também proporcionou experiências inesquecíveis levando sua “Timeless Collection” para Nova Iorque, na International Contemporary Furniture Fair (ICFF) e Miami, marcando presença no The Real Deal e colaboração com a Ocean Drive no lançamento da edição de setembro da revista, destacando as “Fresh Faces of Fashion”. A participação na Art Basel, junto a arquitetos e designers, foi notável. O showroom de Houston foi palco do encontro em celebração as mulheres no design. Ornare Hamptons em parceria com Tania Bulhões realizou uma semana de exposição especial no showroom, que foi ambientado com uma seleção da exclusiva tableware Tania Bulhões. Em Greenwich, o sucesso do Styling Talk Bespoke Rings Cool Cashmere foi evidente, assim como a parceria com a JennAir no IDA. Em Nova Iorque, Ornare recebeu o tradicional encontro do “Grupo Mulheres do Brasil”, que junto com Luiza Helena Trajano se reuniu para discutir temas importantes para a comunidade de brasileiras no país. Ainda em Nova Iorque, a incrível Penthouse 111West57St, mobiliada pela Ornare em Manhattan, sediou o ‘Holiday Party’ NY, enquanto Ornare Dubai lançou a Harper’s Bazaar Interiores da Arábia.
NA CENA IMOBILIÁRIA DE LUXO
Ornare ressoa no mercado imobiliário como um selo de exclusividade, sinônimo de excelência e sofisticação que agrega valor singular aos empreendimentos. Em 2023, as colaborações com as mais renomadas empresas do setor corporativo, hoteleiro e imobiliário merecem destaque, consolidando a posição da Ornare como referência inigualável no segmento.
Ornare Model Unit | Gio Jardins – Mitre
A mais recente expressão de sofisticação da incorporadora Mitre, assinado pela arquiteta Patricia Anastasiadis. Exclusividade, perfeição nos detalhes, integração de tecnologia e um design que transcende expectativas. O modelo decorado com mobiliário 100% Ornare está aberto para visitação na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 135.
Ornare Model Unit | Signature – JMF
O Signature Alphaville, da construtora JMF se integra harmoniosamente com a natureza, oferecendo panoramas verdadeiramente deslumbrantes. Decorado 100% Ornare em exposição em Alphaville, na Alameda Washington, 901.
100% Ornare All Studios | Tonino Lamborghini – Gafisa
Assinado pelo renomado arquiteto Carlos Rossi, todos os studios do empreendimento Tonino Lamborghini, breve lançamento da Gafisa, serão mobiliados com exclusividade Ornare, conferindo o mais alto nível de beleza e sofisticação, um verdadeiro ícone de luxo nos jardins.
100% Ornare All Units | Muse Itaim – Grupo 4M
Localizado no Itaim, um dos bairros mais nobres de São Paulo, o empreendimento Muse Itaim da incorporadora do Grupo 4M recebe o mobiliário exclusivo 100% Ornare em todas as unidades, enaltecendo seu design e sofisticação.
100% Ornare Exclusive Units | Hotel Unique – FORT / BEFIVE
Projetado pelo aclamado arquiteto João Armentano, o Hotel Unique está prestes a receber 10 unidades exclusivas Ornare. A elegância contemporânea presente no design de João Armentano se harmoniza de maneira perfeita com a atmosfera sofisticada do espaço para proporcionar uma experiência singular, destacando-se especialmente através do mobiliário Ornare no hotel concebido para ser um marco de vanguarda na cidade de São Paulo, situado na Avenida Brigadeiro Luis Antonio, 4700.
100% Ornare All Units | Hotel Hilton Garden – HK9
Localizado em Itapema – SC, o Hotel Hilton Garden da HK9 representa um marco na hotelaria de luxo no sul do país com a presença marcante da Ornare em todas as unidades mobiliadas exclusivamente pela marca, elevando ainda mais o padrão de excelência e sofisticação do empreendimento.
CO-BRANDING EM SINERGIA COM A MARCA
Em 2023, Ornare estabeleceu colaborações estratégicas com parceiros selecionados, todos alinhados em sinergia de valores, visões e objetivos. Consentino, Tania Bulhões, PatBo, Sisley Paris, Kinder Design e Celina Dias representam um conjunto diversificado, cada um trazendo uma identidade única do universo do design, moda, beleza e responsabilidade social em diversas iniciativas.
A presença de Consentino, especializada em superfícies inovadoras, representa uma parceria duradoura. A adição da estilista Patricia Bonaldi, da PatBo, trouxe uma dimensão fashion enriquecedora. Os artigos de Tania Bulhões complementaram o mobiliário Ornare, acrescentando uma camada de sofisticação. Enquanto isso, a participação da Sisley Paris, reconhecida por sua excelência em beleza, trouxe uma elegância complementar à colaboração. A inclusão de Kinder Design e Celina Dias, em apoio à ONG Decor Social, destaca a importância da responsabilidade social também nas parcerias de co-branding.
POR DENTRO DA FÁBRICA
Por mais um ano, Ornare abriu as portas de sua fábrica localizada em Cotia/SP para uma série de visitas. Ornare Factory Tour 2023 atraiu uma expressiva participação, abrangendo construtoras e incorporadoras, como Seed, Tishman, Kallas e Construtora São José, também arquitetos e os futuros profissionais do design e da arquitetura com a participação de diversos estudantes de instituições acadêmicas de renome, incluindo FAAP, IED e Mackenzie, além de jornalistas e influenciadores, que desempenham papéis fundamentais no cenário do design e da comunicação. Entre eles, nomes como Fabiano Mazzei (Valor Econômico), Nádia Simonelli (Como a Gente Mora), Fernando Mungioli (Revista Projeto), Olivia Vianna (In Out Decor), Anelise Lopes (Estadão), Karin Gimenes (AQuadra), Marina Daquanno Testi (Marie Claire), Carol Scolforo (UOL), Marianne Wenzel (Neofeed), Monique Carmona (Roteiro SP), Pedro Yves (ProPMark) e Denis Nunciaroni (IT Home).
Durante cada tour completo, os visitantes tiveram a oportunidade de acompanhar de perto as etapas dos processos de fabricação e logística que ocorrem no polo industrial da Ornare, uma real imersão que revela com orgulho a dedicação e maestria artesanal desde a seleção cuidadosa de materiais até a meticulosa execução de cada peça.
ESG E IMPACTO POSITIVO EM 2023
Ornare se dedica a adotar as melhores práticas ESG com uma agenda que permeia toda a cadeia produtiva, como a seleção de materiais com origem certificada e a obtenção de importantes certificações, como FSC®, Carbon Free, Trinity Energias Renováveis, Green Building Council Brasil, além do compromisso social que ecoa através de iniciativas que a consolidam como uma força positiva para a sociedade.
Carbon Free Brasil – Prêmio de Consciência Ambiental
Ornare recebeu o Prêmio de Consciência Ambiental 2023 pela Carbon Free Brasil em reconhecimento ao compromisso com o meio ambiente. Este prestigiado prêmio reflete não apenas o impacto imediato das práticas sustentáveis, mas também a visão orientada para o futuro, contribuindo para a construção de um mundo mais sustentável.
Trinity Energias Renováveis – Certificado de Energia Limpa
O certificado de Energia Limpa foi concedido à Ornare, conforme os resultados de 2022, quando Ornare reduziu em 100% sua emissão de carbono proveniente do consumo de 22.255,185 MWh de energia elétrica, por meio da aquisição de energia renovável de fontes incentivadas pelo governo. Desde a primeira certificação de Energia Limpa em 2016, Ornare reduziu a emissão de CO2 no meio ambiente e contribuiu para o equivalente à 12.641 árvores plantadas.
ONG Comitê de Solidariedade pela Vida
Ornare mantém uma colaboração consistente com o Comitê de Solidariedade pela Vida, doando sobras de materiais nobres, como couro e tecido, que são transformados pela ONG em brindes sustentáveis e exclusivos. Em um ciclo virtuoso, esses brindes são adquiridos pela Ornare, gerando renda para as comunidades carentes envolvidas na produção. Em 2023, Ornare ampliou seu impacto, superando as conquistas do ano anterior ao doar mais de 2 toneladas de materiais, resultando na confecção de 13.342 unidades de brindes, beneficiando mais de 2 mil famílias e contribuindo para programas sociais, enquanto reduz resíduos.
NOSSO ANO NA MÍDIA
Ao longo do último ano, Ornare marcou presença na mídia, somando infinitas menções da marca em veículos nacionais de imprensa, newsletter e redes sociais, além de diversas publicações internacionais. Agradecemos a todos os meios de comunicação, sejam impressos ou digitais que evidenciaram Ornare em suas matérias e contribuíram para o sucesso contínuo.
Destacando-se com matérias exclusivas nos segmentos de negócios, estilo de vida e bordo, a marca celebrou momentos marcantes do ano, como a apresentação da Timeless Collection no Salone Del Mobile em Milão e expansão internacional, conquistando reconhecimento nos veículos mais conceituadas do setor. Ornare também estampou as principais revistas de decoração e design com projetos verdadeiramente inspiradores em diferentes estilos e cores.
Através das páginas de veículos como Revista Azul, IstoÉ Dinheiro, O Estado de São Paulo, Valor Econômico, Casa Vogue, Neofeed, Revista Claudia, O Globo, Casa Abril, Authority Magazine, Identity Magazine, Lux Exposé, California Home+Design, Ornare relembra os highlights de 2023:
Negócios
Revista Azul:
Podcast Mercado Imobiliário da TVMax Rio:
https://www.youtube.com/watch?v=tOGY17RKAPM
IstoÉ Dinheiro:
https://istoedinheiro.com.br/luxo-brasileiro-conquista-as-arabias/
O Estado de São Paulo:
Valor Econômico:
https://valor.globo.com/patrocinado/imoveis-de-valor/noticia/2023/09/01/muito-alem-do-showroom.ghtml
Casa Vogue Negócios:
NeoFeed:
https://neofeed.com.br/finde/de-armario-em-armario-ornare-abre-portas-no-oriente-medio/
Decoração & Design
Revista Claudia (banheiros com cuba dupla):
https://claudia.abril.com.br/decoracao/banheiro-com-cuba-dupla-15-projetos-para-se-inspirar/
Revista Claudia (estilo Escandinavo):
https://claudia.abril.com.br/casa-claudia/decoracao-escandinava-7-salas-de-estar-para-se-inspirar/
Revista Claudia (cozinhas-corredor):
https://claudia.abril.com.br/casa-claudia/cozinha-corredor-9-projetos-para-aproveitar-o-espaco/
O Globo (closets masculinos e femininos):
Casa Abril (quartos infantis):
https://casa.abril.com.br/ambientes/quartos-criancas-brinquedotecas-todos-estilos
Casa (tendência Barbiecore):
https://casa.abril.com.br/moveis-acessorios/barbiecore-itens-para-deixar-casa-mais-rosa/
Internacionais
Authority Magazine:
Identity Magazine:
https://issuu.com/motivatepublishing/docs/id_102023_binder_lr?fr=sMWY0MDY2NDg2MjQ
Lux Exposé:
https://luxexpose.com/elevate-holiday-gatherings-with-these-spectacular-kitchen-spaces/
California Home+Design:
https://www.californiahomedesign.com/product-finds/timeless-collection/
PERSPECTIVAS 2024
O ano de 2023 representou uma jornada de consolidação e reconhecimento para Ornare. Agora, em 2024, as perspectivas se mostram ainda mais promissoras, destacadas pela expansão da marca na Europa, que inclui a inauguração do novo showroom em Milão e a revitalização da flagship na Avenida Gabriel Monteiro da Silva, apresentando suas novas coleções, além de uma série de outras novidades previstas para 2024.